Basile Estudo Orientado - Aulas Particulares
Ensinamos o aluno a aprender a estudar! Criação de método e rotina de estudo. Você aprovado em 2018! Conte com nossos 21 anos de know how ensinando a aprender!
Blog 2

BASILE ESTUDO ORIENTADO - AULAS PARTICULARES - DICAS DE ESTUDO

Depoimento aluna Vitória - aprovada vestibular Odntologia - USP pela FUVEST em 2018.

14 Feb 2018 19:46



"Meu nome é Victoria Werneck, e atualmente estou cursando odontologia na Universidade de São Paulo (USP).
Sem sombra de dúvidas, o "Basile Estudo Orientado" foi essencial para a realização do meu sonho pessoal
de ser aprovada nessa conceituada instituição. 
No "Basile", fui muito bem recebida por toda a equipe,
tanto pela diretoria quanto pelos professores com quem tive aula, 
no caso o professor Alexis,de matemática, 
que me deu aulas incríveis e me fez entender um pouco mais do misterioso mundo dos números,
e a professora Estefânia, com suas aulas maravilhosas de português, que me ajudaram a compreender a importância das palavras,
não só para o vestibular, mas para toda a vida.
Só tenho a agradecer à equipe do Basile por ter feito parte do meu sonho e ter ajudado a torná-lo realidade!


Fósseis do Araripe - mostra da USP 'Fósseis do Araripe'

27 Jan 2018 22:20


Exposição inaugurada no fim do ano passado (2017) selecionou 50 peças, entre elas o raro esqueleto completo de um pterossauro.
A peça mais importante da mostra é o esqueleto completo de um pterossauro - um réptil alado pré-histórico - da espécie Tapejara navigans, o único exemplar inteiro no mundo. “Hoje, são conhecidas cerca de 50 espécies de pterossauros no mundo e 23 delas foram identificadas na Bacia do Araripe. O Tapejara navigans já era conhecido, mas não havia nenhum esqueleto completo. O valor científico desse fóssil é inestimável.O Museu de Geociências da USP inaugurou no fim de dezembro a mostra Fósseis do Araripe, com base nas quase 3 mil peças apreendidas pela Operação Munique, da Polícia Federal, em outubro de 2013. “O material era valiosíssimo do ponto de vista científico. De todas as peças, escolhemos as 50 mais interessantes e raras para montar a exposição”, conta Juliana Leme, pesquisadora da USP.


Febre Amarela - tire aqui suas dúvidas

19 Jan 2018 19:53


Vacina da febre amarela tem validade?

Dose contra a febre amarela não precisa ser renovada e isso vale independentemente de quando você tomou a vacina.
Por: Ascom/Anvisa
Quem já foi vacinado pelo menos uma vez contra a febre amarela não precisa fazer uma nova visita ao posto de saúde. A avaliação sobre a vacina mostrou que uma única dose é suficiente para proteger contra a transmissão da febre amarela.
Até alguns anos atrás, a recomendação era de que a vacina fosse renovada de dez em dez anos, mas em 2014 a Organização Mundial da Saúde (OMS) mudou sua orientação quando conclui que o reforço da dose não é necessário para manter a proteção contra a doença.
No início deste ano o Brasil adotou a recomendação da OMS.

Tomei a vacina antes da mudança. O que faço?

Não é necessário se vacinar novamente. A vacina continua sendo a mesma. O que mudou foi o entendimento sobre a sua validade que até alguns anos atrás não era totalmente conhecida. Este tipo de revisão da validade de uma vacina pode acontecer porque são necessárias vários anos, e às vezes décadas, para ter certeza do período de validade da proteção de um medicamento como este.
Quem já tem o certificado não precisa trocar ou renová-lo. Quem já foi vacinado, mas não tem o certificado, precisa apenas agendar um horário em um posto de emissão do CIVP e apresentar o cartão nacional de vacinação com os dados da vacina. A vacina contra a febre amarela pode ser tomada em um posto de saúde ou em uma clínica particular.
Quais são os países que exigem o CIVP? A consulta poderá ser realizada no endereço:http://www.anvisa.gov.br/viajante. Clique no link: “Verifique as orientações para o país de destino” e serão apresentadas recomendações para sua viagem e a indicação da existência ou não de exigências sanitárias. Se houver exigência sanitária, será necessária a apresentação do certificado CIVP.

Como obter o CIVP?

A emissão do CIVP é gratuita e feita nos Centros de Orientação para a Saúde do Viajante da Anvisa, localizados em Portos, Aeroportos e Fronteiras. Desde abril de 2011, o certificado também pode ser emitido em Unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) credenciadas, como postos de saúde e hospitais, e nas clínicas particulares credenciadas para essa finalidade.
Vale ressaltar, que os Postos da Anvisa não aplicam a vacina - apenas emitem o certificado. A vacina deve ser tomada nos serviços de saúde públicos e particulares, devidamente habilitados.
Para visualizar a lista dos serviços de vacinação privados credenciados acesse o endereço eletrônicohttp://www.anvisa.gov.br/viajante. Clique sobre o link “Centro de Orientação à Saúde do Viajante” e, após, no link “Consulte a lista completa dos Centros”.

Quais os documentos necessários?

- Cartão de vacina e documentos pessoais.
São aceitos como documentos de identificação pessoal a Carteira de Identidade (RG), o Passaporte e a Carteira de Motorista válida (CNH), entre outros.
A apresentação da certidão de nascimento é aceita para menores de 18 (dezoito) anos. Ressalta-se que crianças a partir de 9 (nove) meses já começam o esquema de vacinação.
A população indígena que não possui documentação está dispensada da apresentação de documento de identidade.
Para agilizar o atendimento, o interessado pode realizar um pré-cadastro no endereçohttp://www.anvisa.gov.br/viajante ao clicar na opção “cadastrar novo”.

Só o viajante pode assinar o CIVP?

Para obter o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), é imprescindível a presença do interessado (viajante) nos Centros de Orientação para a Saúde do Viajante.
Como se trata de um documento de validade internacional, a autoridade sanitária deverá garantir que a assinatura constante do CIVP seja idêntica à do Passaporte ou à da Carteira de Identidade (RG).

E quando se tratar de criança / adolescente menor de 18 anos?

a) Necessidade da presença do menor:
Não é necessária a presença da criança ou adolescente menor de 18 (dezoito) anos quando seus pais ou responsáveis solicitarem a emissão do seu CIVP nos Centros de Orientação para a Saúde do Viajante.
b) Necessidade de assinatura:
- No caso de menores que não assinam o nome, o responsável pelo menor deverá assinar o documento.
- No caso de menores que já assinam o nome, orienta-se que o CIVP seja assinado de forma idêntica aos demais documentos (Passaporte ou Carteira de Identidade) da criança ou do adolescente.
Mas fique atento, o CIVP sem a assinatura torna o documento inválido e a autoridade do país de destino poderá deportar o viajante por esse motivo.

No caso de conexão ou escala em outros países, há necessidade do certificado?

Dúvidas sobre a aplicação das normas de controle sanitário, incluindo a necessidade de apresentação do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia em países onde se faz conexão ou escala, devem ser esclarecidas com a representação do próprio país (consulados / embaixadas) ou com a empresa aérea que opera nesses destinos.

O que fazer em caso de perda ou extravio?

Em caso de extravio do cartão de vacinação, o usuário deverá se dirigir à unidade de saúde onde tomou a vacina e solicitar a segunda via do documento.
Também pode procurar um dos Centros de Orientação de Viajantes da Anvisa para emitir gratuitamente uma nova via do certificado.

Quando a vacina é contraindicada?

Para casos em que a vacinação ou a profilaxia é contraindicada, o Regulamento Sanitário Internacional – RSI determina que o viajante deverá estar de posse de atestado médico que explique os motivos da contraindicação, escrito em inglês ou francês, não sendo determinado um modelo específico para esse documento. O RSI também determina que o país de destino tem autonomia para aceitar a contraindicação ou adotar uma dessas medidas adicionais para entrada do viajante.
A Anvisa divulga um modelo de atestado de isenção sugerido para esse fim, a ser emitido por um profissional médico.
O Centro de Orientação ao Viajante poderá chancelar atestado médico de contraindicação que esteja escrito em português, emitindo o Certificado de Isenção, destacando que esse documento não é previsto no RSI e tem a mesma validade que o atestado médico escrito em inglês ou francês. Para esses casos, faz-se necessário que, na avaliação do profissional médico, esteja explícito o porquê da contraindicação à vacina. As possibilidades de contraindicações para a imunização contra a Febre Amarela são: gravidez; alergia a componentes da vacina e pessoas imunodeprimidas. Como recomendação geral de qualquer imunização, consideram-se, ainda, a ocorrência de hipersensibilidade; histórico de reação anafilática após ingestão de ovo e presença de neoplasia maligna.
Demais motivos de contraindicação para vacina contra a febre amarela (Exemplo: idade superior a 60 anos, aleitamento materno, uso de outros medicamentos que não sejam imunossupressores), não são chancelados pela Agência. Nesses casos, o médico que avaliar a contraindicação é quem deverá atesta-la em inglês ou francês. O profissional poderá utilizar o modelo disponibilizado no site da Anvisa.

O que é o Sisu

18 Jan 2018 20:02


O que é o Sisu?
O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. 
Fonte: Guia do Estudante
Com a antecipação da divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Ministério da Educação (MEC) também decidiu antecipar o período de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018/1. Os estudantes terão de 23 a 26 de janeiro para participar da seleção. A alteração foi feita a pedido de profissionais do ensino superior e estudantes, que temiam o atraso no cronograma escolar. Anteriormente, as inscrições estavam planejadas para ocorrerem entre 29 de janeiro e 1º de fevereiro.
Para concorrer, é necessário ter feito o Enem 2017 e não ter tirado zero na redação. Notas de outras edições do Enem não serão aceitas. 
Aconsulta de vagas a serem disponibilizadas na primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018 já está liberada desde 12 de dezembro, podendo ser pesquisadas por curso, universidade ou município.Serão 239.601 vagas em 130 instituições superiores estaduais e federais
No período de inscrições, o estudante deverá acessar o site do SiSU e informar o número de inscrição e a senha do Enem 2017 e escolher, por ordem de preferência, até duas opções nas vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa. Quem não tiver a senha de acesso poderá solicitá-la por meio do link “orientações para recuperação de senha”, disponível na página do Enem.

Pesos e nota mínima

Durante o período de inscrição, o sistema calcula uma vez por dia a nota de corte para cada curso, com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos candidatos inscritos. O candidato pode, durante esses dias, modificar sua opção quantas vezes quiser. É importante lembrar que o Sisu considera somente a última inscrição concluída.
Algumas instituições participantes do Sisu adotam pesos diferenciados para as provas do Enem. Esta informação estará disponível para o candidato no momento da inscrição. Quando o candidato se inscrever para cursos em que a instituição adotou peso diferenciado para determinada prova do Enem, o sistema fará automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota. Por isso, um candidato pode ter notas diferentes para cursos diferentes. Além disso, algumas instituições de ensino adotam uma nota mínima para a inscrição em determinado curso. Ao pleitear uma vaga, o aluno é informado se sua nota obtida é suficiente para concorrer àquele curso. Se não for, ele pode optar por outro curso ou outra instituição.
Para maiores informações consulte http://sisu.mec.gov.br/
Colaboração de Bruna Ronchi Oliveira, psicóloga responsável pelo serviço de Orientação Profissional na Basile Estudo Orientado – Aulas Particulares
 ( 11) 3022-2263 e 3022-2264
e-mail: basileestudoorientado@gmail.com
R. Cerro Corá 613 - Alto de Pinheiros.

São Paulo - S.P.

10 Jan 2018 20:31


Temos as ferramentas para te ajudar a conquistar suas metas e objetivos pedagógicos.

Fazemos adaptação  de conteúdos pedagógicos para alunos que estavam morando fora do país e retornam para uma grade diferente de conteúdos.

Sanamos lacunas de conteúdos específicos. O aluno ficou doente, precisou se ausentar da escola por motivos variados, provemos o aluno desses conteúdos!

📌Aulas Particulares de todas as matérias do ensino fundamental até o superior. Atendimento individualizado.
📌Segunda época, recuperações de verão.
📌Vestibular, Vestibulinhos , Reforço Escolar, Estudo Orientado, Redação.

🎯Orientação Profissional

Basile Estudo Orientado - Aulas Particulares
www.basileestudoorientado.com.br
m.basileestudoorientado.com.br
3022-2263 e 3022-2264
basileestudoorientado@gmail.com

15 Dec 2017 21:37


[15/12 18:14] Matheus Prados: 
Estou aqui para agradecer a atenção de voces, passei no vestibular
 Obrigado pela ajuda!!!! 
Obrigado, bom natal e um excelente 2018 para todos da equipe basile!!!
Mensagem recebida 15/12/2017 por watsup! 

 Visite nosso site
   “A Basile Estudo Orientado foi fundamental no complemento dos estudos do meu filho.
Além da qualidade acadêmica e pedagógica, o ambiente leve, acolhedor, carinhoso,
atencioso, parceiro e sempre atento as necessidades dos alunos fazem uma diferença incrível.
Gostaria de compartilhar a alegria da vitória do Matheus, aprovado em engenharia na Unicamp,
Unesp, FEI e Mauá.
Ele optou pela Unicamp e a orientação na redação e literatura foram chave para seu sucesso.
MUITO OBRIGADA,
Abraços,
 Rita Fernandes” - mãe do Matheus Fernades - 28/03/2017

Aulas para a Segunda Fase da Fuvest, recuperações e vestibulinhos

12 Dec 2017 20:51


📌Apoio e suporte total
para você passar de ano ou se preparar para as matérias específicas e para a REDAÇÃO da FUVEST.
De janeiro a janeiro você pode contar com a Basile.
📚 Aprofundamento em todas as matérias para a segunda fase da Fuvest: Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Inglês, Redação, Português (Literatura e Gramática)
Aulas Particulares de Redação para a segunda fase da Fuvest e para todos os vestibulares.
📝Trabalharemos em dezembro e em janeiro com aulas particulares de todas as matérias desde o ensino fundamental até o superior, além do Estudo Orientado.
18 anos de experiência no ensinar e orientar a aprender!
Basile Estudo Orientado
Aulas Particulares
📍RECUPERAÇÕES
📌Aulas Particulares de todas as matérias
📚Matérias específicas e redação para segunda fase da Fuvest
3022-2263 e 3022-2264
www.basileestudoorientado.com.br
m.basileestudoorientado.com.br

9 Dec 2017 14:30


Não perca a oportunidade de ser aprovado no curso dos seus sonhos!🎯

Venha se preparar com a gente. Oferecemos aulas e pacotes INDIVIDUALIZADOS de Redação, Literatura e de todas as matérias específicas para potencializar seu desempenho nas provas dissertativas da FUVEST.

Qualidade, experiência e uma equipe de professores rigorosamente selecionados na Basile Estudo Orientado.

Informações e inscrições: 3022-2263 ou 3022-2264.
Rua Cerro Corá 613, São Paulo.
www.basileestudoorientado.com.br

24 Nov 2017 21:40


Vestibulandos,
A equipe da Basile deseja a todos vocês:
Boa prova da Fuvest domingo 26/11.

BOA SORTE!!!!!
"MUITA CALMA NESSA HORA!...."
Procure se acalmar.
Relaxe. Respire fundo. 
Leia tudo com calma e atenção.
Faça primeiro as questões mais fáceis.
Pule as mais difíceis e só as resolva no final.
 Procure estar bem para que seu estudo renda e seja efetivo.
Durma cedo e alimente-se bem. 

Em nome de toda a equipe da Basile Estudo Orientado - Aulas Particulares
R. Cerro Corá 613
fones: (011) 3022-2263 e 3022-2264


Obras em formato digital dos livros da Fuvest. Textos e vídeos sobre as obras na BBM- Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

23 Nov 2017 20:08


Textos introdutórios sobre as obras selecionadas para a FUVEST e vídeo- aulas ministradas por grandes especialistas.
No vídeo "A Cidade e as Serras" leia e assista a professora de português e literatura da Basile Estudo Orientdo - Aulas Particulares: Estefânia de Francis Lopes. É de autoria de Estefânia também o texto sobre a obra Mayombe, do escritor angolano Pepetela.
BBM no vestibular está alicerçado na convicção de que a Universidade de São Paulo deve estreitar seus laços com a sociedade, permitindo que as barreiras existentes entre o grande público e o universo científico e acadêmico seja suprimido. A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin – BBM/USP preservou um acervo único sobre a história e a literatura brasileira que deve estar efetivamente disponível para a sociedade. A possibilidade de disponibilizar parte do acervo, das obras em domínio público, por meio digital, é uma oportunidade única de atingir um público muito além do espaço físico da universidade. Assim, o projeto BBM no vestibular disponibiliza aos vestibulandos textos introdutórios sobre as obras selecionadas para a FUVEST, assim como vídeos-aulas ministradas por grandes especialistas, tornando-se assim, instrumento para fomentar o interesse de novos leitores.
Autores
Aluísio Azevedo
Carlos Drummond de Andrade
Eça de Queirós
Graciliano Ramos
Helena Morley
João Guimarães Rosa
José de Alencar
Machado de Assis
Pepetela
Leia e assista no link da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
https://www.bbm.usp.br/livros-vestibular
Imperdível para quem está prestando o vestibular da FUVESThttps://www.bbm.usp.br/livros-vestibular

Precisa de ajuda para passar de ano? Conte com a Basile Estudo Orientado - Aulas Particulares

22 Nov 2017 21:45


·        Precisando de nota para passar de ano?

Temos aulas particulares de todas as matérias com os melhores professores de São Paulo!

·        Quer melhorar a redação para os vestibulares?

Oferecemos aulas de redação para todos os vestibulares, com as características e exigência de cada exame.

·        Está na universidade e precisa de reforço e de nota em algumas disciplinas específicas?

Venha fazer aulas de cálculo, cálculo numérico, álgebra linear, mecânica dos fluidos, mecânica dos materiais, física, química, estatística, micro e macroeconomia, econometria e contabilidade, entre outras disciplinas.

Conte a equipe da Basile e com nossa completa infraestrutura para se preparar para provas e exames e resgatar os conteúdos perdidos!

Agende uma entrevista sem compromisso e sem custo com Maria Tereza, psicopedagoga com 20 anos de experiência, e vamos organizar juntos um plano de trabalho voltado para o seu perfil e as suas necessidades!

Estamos aqui para ajudá-lo!

Basile Estudo Orientado – Aulas Particulares

Fones (011) 3022-2263 e 3022-2264

 


12 Oct 2017 16:55


ENEM 2017
- As provas serão aplicadas em dois domingos seguidos: 05 e 12 de novembro.
Agora, ao invés de ser aplicado em um único final de semana, o Exame acontecerá em dois domingos seguidos
- 05 e 12 de novembro.
O Inep e o MEC também alteraram as ordens de aplicação das áreas de conhecimento. No primeiro domingo, serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e redação do Enem 2017. No segundo, por sua vez, serão aplicadas as questões de Ciências da Natureza e Matemática.
O tempo de duração das provas no primeiro dia será de 05h30min. Já no segundo, os candidatos terão 04h30min para responder todas as perguntas. Será mantida a mesma quantidade de questões (45) em cada área de conhecimento.
Além da mudança nos dias de aplicação das provas, extinguindo o sábado, outras novas regras do Enem 2017 já foram confirmadas. Entre elas, podemos destacar o fim da certificação do ensino médio e da modalidade de treineiros, além da personalização dos cadernos de questões com a impressão dos nomes dos candidatos e descontinuidade da divulgação das notas por escolas.
O fim das provas do sábado visa beneficiar os sabatistas, que só podiam começar o Exame após o sol se pôr, além daqueles que se queixavam de cansaço na aplicação em um só final de semana.
A certificação do ensino médio ou fundamental, será realizada pelo Encceja (Exame Nacional de Certificação De Competências de Jovens e Adultos). A avaliação das escolas será realizada exclusivamente pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Maria Tereza Gomes Basile - psicopedagoga
www.basileestudoorientado.com.br

O ensino realizado na Grécia Antiga, se dava por meio de diálogos, repletos de reflexões e apresentação de questões tanto pelos mestres quanto pelos discípulos.

27 Aug 2017 23:18


EDUCAÇÃO NA GRÉCIA ANTIGA

 O ensino realizado na Grécia Antiga, se dava por meio de diálogos, repletos de reflexões e apresentação de questões tanto pelos mestres quanto pelos discípulos.




Na educação clássica grega podemos reconhecer esboços de modelos teóricos, cognitivos, éticos e estéticos que dão origem a toda cultura oriental.
Suas contribuições vão se desenrolando durante quatro períodos: Homérico - Clássico - Helenístico - Romano.
Período Homérico
HOMERO: autor de ILÍADAS e ODISSÉIA, é o principal pensador da época.
• Religião baseada na rivalidade entre os deuses e os heróis humanos.
• Deuses com características humanas (bons ou maus, justos ou injustos, nobres ou covardes).
• Os deuses são imortais e os homens também podem ser se tiverem comportamento de herói. Educação baseada na religião.
 “O herói prefere a morte heroica e coroada de glória a uma existência longa e sem brilho”.
O processo de formação dos jovens gregos se dava por meio da disputa e da concorrência. Acreditava-se que este era o caminho para o desenvolvimento do homem.
Este tipo de formação era conveniente para o estado, pois nos combate era o herói que glorificava e dava relevância ao seu Estado. Pode-se reconhecer a educação homérica em todas as manifestações da cultura grega. Por exemplo, os jogos olímpicos.
Período Clássico.
Por volta dos séculos 5–4a.C., a cultura grega entra no período clássico do seu desenvolvimento. Surgem as cidades-estados, chamadas polis. Principais polis gregas: Esparta e Atenas.
ESPARTA, Cidade militar e aristocrática. Mantém-se uma cidade de semiletrados. Em Esparta, o ideal homérico de formação se mantém (versão bélica). A educação deveria formar cidadãos compatíveis como projeto político do Estado. Jovens e crianças eram propriedades do Estado e deveriam ser moldados conforme seus interesses.
O principal objetivo da educação de esparta era transformar os jovens em bons soldados. As mulheres de esparta recebiam educação semelhante à dos homens, participando dos torneios e atividades esportivas. O objetivo era dotá-las de um corpo forte para gerar filhos sadios e vigorosos.
A partir dos 7 anos, os pais não mais comandavam a educação dos filhos. As crianças seriam entregues à orientação do Estado, que tinha professores especializados para esse fim. Na adolescência, os jovens eram encarregados dos serviços de segurança na cidade. Qualquer cidadão adulto podia vigiá-los e puni-los. Com 20anos, o jovem espartano entrava no exército. Somente aos 30 anos de idade adquiria plenos direitos políticos.
Observa-se que a educação visa somente a moldar o indivíduo conforme as necessidades do estado. O homem é “produzido” pelo e para o Estado. A formação descarta o desenvolvimento subjetivo e pessoal do indivíduo. Por volta de 550a.C. Esparta elimina de vez as artes e os esportes atléticos e se torna puramente militar.
ATENAS - Educação mais voltada ao aperfeiçoamento pessoal e subjetivo. Em Atenas a propriedade das crianças pertence à família, em especial ao pai. A educação visa à três aspectos: ginástica, música e escrita.
Ginástica - necessidades militares - ideal humanista de harmonia entre o corpo e a mente. Música, poesia, canto e dança - Formar o senso de temperança e moderação nos jovens.
PENSAR PELA PRÓPIA CABEÇA: DEMOCRACIA
Escrita - Principal meio de aquisição de conhecimentos e interação com estes. Criação do alfabeto.
·      PAIDÉIA (em grego antigo: παιδεία) é a denominação do sistema de educação e formação ética da Grécia Antiga, que incluía temas como Ginástica, Gramática, Retórica, Música, Matemática, Geografia, História Natural e Filosofia, objetivando a formação de um cidadão perfeito e completo, capaz de liderar e ser liderado.
Paidéia Grega - se caracteriza por uma educação mais humanista. O homem sendo o centro da medida. O Individualismo.
Inicia-se o século de ouro da cultura grega: o classicismo. As principais ideias do humanismo ateniense se expressam em termos de igualdade, liberdade e individualidade. Momento de excelência da democracia.
Com o passar do tempo foi se exigindo uma melhor formação intelectual do indivíduo, delineando-se três níveis de educação: elementar, secundária e superior. •. Por volta dos13 anos completava-se a educação elementar. •. Aqueles que tinham maiores condições de continuar os seus estudos entravam para a educação secundária. •Dos16 aos18anos, a educação superior só se dá com os sofistas.
Os sofistas eram considerados mestres da retórica e da oratória, acreditavam que a verdade é múltipla, relativa e mutável. Pitágoras foi um dos mais importantes sofistas.
·      ORATÓRIA.
O novo ideal de educação é a formação do bom orador, ou seja, aquele que saiba falar em público e persuadir os outros na política. Os sofistas eram mestres que, mediante retribuições vultosas em dinheiro, era responsável em preparar juventude para a oratória. Os sofistas contribuíram bastante para a sistematização e profissionalização da educação.
SÓCRATES. Os sofistas foram bastante criticados por Sócrates e seus seguidores por cobrarem e se julgarem sábios e possuidores da sabedoria. Para Sócrates o verdadeiro sábio é aquele que reconhece sua própria ignorância. Para combater os sofistas, Sócrates desenvolve a maiêutica.
MAIÊUTICA. Método socrático que consiste na multiplicação de perguntas, induzindo o interlocutor na descoberta de suas próprias verdades e na conceituação geral de um objeto.
Método de instrução da alma humana, pelo qual esta ascende e se torna apta a ingressar no caminho das virtudes. Por meio de perguntas e respostas, Sócrates ajudava os jovens a descobrirem, por si mesmos, as verdadeiras virtudes, que habitavam sua alma.
 “Conhece-te a ti mesmo”. Sócrates inquiria-se sobre a natureza humana procurando a essência comum a todos os homens. Assim, levou o indivíduo a procurar em si a sua essência humana que é comum entre os homens. Sócrates se tornou o pai da filosofia moral.
A Maiêutica de Sócrates (ou método dialético) cria um novo paradigma na educação atribuindo a esta mais dinâmica e efetividade. Seu método era baseado na dinâmica entre o mestre e o discípulo.
PLATÃO
Platão, principal discípulo de Sócrates, utilizou-se do método dialético para criar uma base sistemática da educação para vigorar numa sociedade perfeita. O modelo educativo de Platão, apesar de utópico, tem sido uma das principais fontes de inspiração da literatura pedagógica.
Modelo pedagógico de Platão:
 Aspecto moral: formação pessoal do indivíduo; aspecto social: participação harmoniosa e não conflituosa do indivíduo na sociedade. Segundo Platão, esses aspectos devem convergir para que haja uma sociedade perfeita.
Inicialmente, Platão propõe uma educação igual para todos, incluindo as mulheres. Ginástica para o corpo; música para a alma: responsável pelos estudos intelectuais (poesia, literatura, matemática).
A proposta de Platão contempla três modalidades, de acordo com o desempenho de cada um: •governantes (matemática, literatura, música); •guardiões (formação militar baseada na coragem e disciplina); •trabalhadores (saberes técnicos).
SÓCRATES.
Apesar da perfeita elaboração conceitual, a Paidéia Platônica não encontra aplicação na prática. O modelo mais difundido e explorado nessa época foi a obra de Sócrates.
Sócrates trabalha no plano da vida cotidiana e eficácia prática. Ao contrário de Platão que propõe um imenso ciclo de estudos, tão complexo e difícil que elimina, de princípio, a maioria dos candidatos.
Sócrates é contemporâneo de Platão. Fundou em 393a.C. sua própria escola. Na escola Socrática o ensino girava em torno da retórica. Sócrates dirige sua mensagem a todos e aposta na formação moral o povo, com base em quatro virtudes: prudência, força, temperança e justiça.
Programa curricular basicamente centrado no ensino literário e oratório. Um discurso simples, claro e acessível a todos. O processo educativo deve contemplar três aspectos fundamentais: talento, prática e estudo.
Talento: O talento diz respeito à predisposição natural do sujeito de aprender. Conteúdo: O conteúdo programático propõe a formação do corpo através da ginástica e a formação da alma por meio da música, poesia, gramática, retórica, matemática e filosofia.
Um grande avanço no sistema de Sócrates foi a inclusão da história. O estudo de acontecimentos passados fornece a base dos acontecimentos que estão por vir. O modelo Socrático serviu como fonte de inspiração para os pensadores do renascimento.
Período Clássico. ARISTÓTELES.
 Assim como seu mestre Platão, Aristóteles também considera o processo da formação humana em dois aspectos: Individual: segundo sua forma humana e seus dons naturais. Defende a posição de uma desigualdade natural entre os homens. Social: formação para o cidadão, já que este é parte da sociedade.
A principal diferença é que o modelo de Aristóteles apresenta um caráter mais realista.
EDUCAÇÃO NA GRECIA ANTIGA Bibliografia. MANACORDA, M. A. História da Educação: da Antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 1989. CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999.

Trabalhos oferecidos pela Basile Estudo Orientado - Aulas Particulares

26 Jul 2017 21:26


Aulas Particulares para reforço escolar, preparação para os testes de seleção nas principais escolas de São Paulo, vestibulinhos, vestibulares, redação, aulas de aprofundamento e preenchimento de lacunas de conteúdo para todas as matérias do ensino fundamental até o superior inclusive!
Estudo Orientado para ensinar o aluno a estudar, desenvolver métodos de estudo e adquirir rotinas pedagógicas. O Estudo Orientado é um programa de gerenciamento completo da vida escolar, englobando a formação e aquisição de métodos de estudo, rotinas e organização do material, do tempo e de como estudar cada matéria! 
Meta: o aluno aprender a estudar, a se organizar e adquirir rotinas de estudo.
Vestibulinho para o Colégio Santa Cruz, Móbile, Bandeirantes e principais escolas de São Paulo. Material próprio.  Know-how tradicional e consagrado. Excelente índice de aprovação.
Leia nesse link depoimentos de pais e alunos da Basile Estudo Orientado.
Atendimento personalizado e sob medida para as necessidades de cada um de nossos alunos! 
Excelentes professores.
Agende uma entrevista e venha montar seu plano de estudos na Basile.
Direção pedagógica: Maria Tereza Gomes Basile
Psicopedagoga

26 Jul 2017 21:18



Basile Estudo Orientado - Aulas Particulares também nas férias de julho

20 Jun 2017 23:08


20 anos ajudando você a encarar e a vencer seus desafios escolares!
Vestibulinho para o Colégio Santa Cruz, Móbile, Bandeirantes e principais escolas de São Paulo.
Recuperações.
Aulas Particulares de todas as matérias do ensino fundamental até o superior.
Redação.
Orientação Profissional.
Estudo Orientado para ensinar o aluno a estudar, desenvolver métodos de estudo e adquirir rotinas pedagógicas. O Estudo Orientado é um programa de gerenciamento completo da vida escolar, englobando métodos, rotinas e organização do material, do tempo e de como estudar cada matéria!
Atendimento personalizado e sob medida para as necessidades de cada um de nossos alunos!
Agende uma entrevista e venha montar seu plano de estudos.
Basile Estudo Orientado - Aulas Particulares
www.basileestudoorientado.com.br
http://m.basileestudoorientado.com.br
� 3022-2263 e 3022-2264

Basile Estudo Orientado Aulas Particulares - Aulas também em julho!

19 Jun 2017 19:49



Vestibulinho para o Colégio Santa Cruz, Móbile, Bandeirantes e principais  escolas de São Paulo.
Recuperações.
Aulas Particulares de todas as matérias do ensino fundamental até o superior.
Redação.
Orientação Profissional.
Estudo Orientado para ensinar o aluno a estudar, desenvolver métodos de estudo e adquirir rotinas pedagógicas. O Estudo Orientado é um programa de gerenciamento completo da vida escolar, englobando métodos, rotinas e organização do material, do tempo e de como estudar cada matéria!
Atendimento personalizado e sob medida para as necessidades de cada um de nossos alunos!
Agende uma entrevista e venha montar seu plano de estudos.
Basile Estudo Orientado - Aulas Particulares
www.basileestudoorientado.com.br
m.basileestudoorientado.com.br
📞 3022-2263 e 3022-2264

http://www.facebook.com/basileestudoorientado/?ref=bookmarks
https://www.instagram.com/basile_estudo_orientado/
https://www.linkedin.com/in/maria-tereza-gomes-basile-b2794343?trk=nav_responsive_tab_profile_pic
https://plus.google.com/u/7/105029700268271671534
http://m.basileestudoorientado.com.br/
https://br.pinterest.com/aulaparticularT/
http://basileestudoorientadoaulaspartic.tumblr.com/



Conheça mais a Basile Estudo Orientado - Aulas Particulares

15 Jun 2017 17:43







  Aulas particulares de todas as matérias desde o ensino fundamental até o superior.

Nossa meta é atender às necessidades específicas de cada aluno.
  Excelentes professores!
  Conte com nossos 20 anos de experiêcia ensinando, orientando e estimulando
o estudar e o aprender!
  Direção de Maria Tereza Gomes Basile - Tetê     Psicopedagoga     20 anos ensinando a aprender e trabalhando no desenvolvimento de talentos e habilidades
  Filha de Nívia Gomes Basile, fundadora do Vésper, com quem trabalhou de 1997 até 2014.
Com o falecimento de Nívia, Maria Tereza prossegue seus trabalhos de psicopedagogia e coaching educacional na Basile Estudo Orientado.    

  
 A estrutura dos cursos desenvolvidos pela Basile Aulas Particulares, além de recuperar e preparar os alunos também serve como aprofundamento ou estudo complementar. Também ajuda quem é muito bom a ficar melhor ainda!
 O reforço escolar no formato aulas particulares ou estudo orientado também é utilizado como um aprofundamento, como uma ferramenta para que um aluno que já tem uma aptidão e um bom domínio de conteúdo, ir se desenvolvendo e dominando ainda mais determinadas áreas do conhecimento.    Na Basile, trabalhamos também com aulas particulares específicas para os vestibulares mais difíceis como medicina, aeronáutica, FGV, Poli USP, São Francisco, etc.
Temos aulas especiais de preparação para: 
     O ENEM
     Para as Olimpíadas de Matemática e Física
     Concursos Públicos
     Inglês preparatório para as provas de Cambridge
     Aulas de Redação e Literatura específicas para cada vestibular
 Somos especialistas em elaborar um curso e uma grade específica para cada um de nossos alunos, atendendo a demandas e necessidades individuais.  Para isso, oferecemos uma entrevista inicial sem custos, para podermos analisar as necessidades e elaborarmos as grades exclusivas.  Conte com nossa equipe de professores especialistas, sempre com a supervisão da Basile.       Agende sua entrevista. Será um prazer atendê-lo!
          Se na hora de fazer as tarefas da escola e estudar para as provas seus filhos lhe dão aquele trabalho e tudo se complica, que tal procurar auxílio de quem realmente entende do assunto? 
          Foi por isso que, estudando técnicas e métodos para tornar mais fácil e prazerosa a aprendizagem, e trabalhando com educação e coaching educacional há 20 anos, a psicopedagoga Maria Tereza Gomes Basile fundou a  Basile Estudo Orientado.              O objetivo é levar os alunos a descobrir que aprender também pode ser bom, libertando-se daquele “terror”. O desinteresse e a falta de motivação vão sendo substituídos por uma forma mais agradável de encarar os estudos. São utilizadas técnicas que desenvolvem a organização, concentração, interesse e iniciativa do aluno, adequando-o à sua própria técnica de aprendizagem e formando seu método de estudo, agora mais eficaz e inteligente. 
          Os resultados costumam agradar: alunos mais confiantes, organizados e prontos a resolver dúvidas se saem muito melhor na escola e ganham força para vencer.   
   
image
image
   
                     Resultado de imagem para icone google mais           
  

Aulas particulares, vestibular, vestibulinho e redação também em julho na Basile Estudo Orientado - Aulas Particulares

15 Jun 2017 17:07


Em julho teremos aulas especiais para reforço escolar, preparação a a testes, vestibulinhos, vestibulares, redação e aulas de aprofundamento e preenchimento de lacunas de conteúdo para todas as matérias do ensino fundamental até o superior inclusive!
Estudo Orientado para ensinar o aluno a estudar, desenvolver métodos de estudo e adquirir rotinas pedagógicas. O Estudo Orientado é um programa de gerenciamento completo da vida escolar, englobando métodos, rotinas e organização do material, do tempo e de como estudar cada matéria!
Vestibulinho para o Colégio Santa Cruz, Móbile, Bandeirantes e principais escolas de São Paulo.
Recuperações.
Aulas Particulares de todas as matérias do ensino fundamental até o superior.
Redação.
Orientação Profissional.
Atendimento personalizado e sob medida para as necessidades de cada um de nossos alunos!
Agende uma entrevista e venha montar seu plano de estudos.
Basile Estudo Orientado - Aulas Particulares
www.basileestudoorientado.com.br
m.basileestudoorientado.com.br
📞 3022-2263 e 3022-2264
<a href="https://plus.google.com/{+Basile Estudo Orientado Aulas Particulares}" rel="publisher"></a>https://www.facebook.com/100008135167278/videos/1790688304545658/

"É preciso criar e usar diferentes estratégias para que os vários tipos de "aprendentes” possam desenvolver suas habilidades cognitivas."

15 Jun 2017 15:53


"É preciso criar e usar diferentes estratégias para que os vários tipos de "aprendentes” possam desenvolver suas habilidades cognitivas."

Uma dessas estratégias, e que apresenta excelentes e efetivos resultados 
é o uso dos jogos de matemática.
Mas porque eles são tão eficientes?
Estimulam uma conversa sobre a matemática
Enquanto as crianças brincam entre elas, a matemática, o jogo, a brincadeira vira tema de discussão e de conversa. A chave é fornecer aos alunos uma estrutura que promova discussões produtivas e vocabulário acadêmico. Isso pode incluir quadros de frases, cartões de conversa de matemática ou perguntas guiadas que são específicas para o jogo.

Criar Tempo para Observação

Enquanto as crianças estão absorvidas na atividade é possível observá-las e avaliá-las em um ambiente informal. É possível assistir as ações e as decisões que tomam. É possível assim avaliá-las e fazer um registro dessa avaliação num ambiente lúdico, informal e sem pressão.

Fornecer uma maneira alternativa de rever ou mesmo de aprender conceitos

Fazer a mesma coisa repetidamente pode ficar chato, mas os jogos oferecem resultados variados e diferentes formas de praticar mesmas habilidades.  É mais informal e é percebido como uma atividade divertida, além de dar aos alunos outra chance de rever ou de exercitar habilidades matemáticas importantes.

Incentivar a Aprendizagem Cooperativa

Dependendo do tipo de jogo, os “aprendentes” podem trabalhar em grupos ou em pares. Trabalhar com colegas ajuda a melhorar as habilidades interpessoais (comunicar, ser um jogador de equipe, resolver problemas, etc.) O tempo gasto com as interações face a face fornece a prática necessária para desenvolver essas habilidades.

Possibilidade de praticar os diferentes estilos de aprendizagem

Cada indivíduo possui uma forma diferente de aprender. Isso vale para todos: crianças ou adultos.
Os usos dos jogos matemáticos são ótimos para:
·      Aprendizes Visuais  - quando há modelos e representações de imagens
·      Aprendizes cinestésicos - quando jogos incluem experiências práticas e movimento
·      Aprendizes auditivos - quando as crianças podem se comunicar abertamente e falar uns com os outros
·      Aprendizes de leitura / escrita - quando os alunos usam uma folha de registro para encontrar sua solução

Aumentar o engajamento e a motivação dos alunos

Adultos e crianças gostam de jogar. Então vamos usar essa atividade prazerosa que é o jogo para promover uma atitude positiva sobre matemática (o que se aplica perfeitamente para outras disciplinas). As crianças se alegram e trabalham prazerosamente usando a atividade lúdica - os jogos.

Desenvolver o Pensamento Estratégico

Os estudantes estão tomando decisões e elaborando estratégias quando jogam jogos de matemática. Eles podem não saber, mas eles estão pensando estratégia. ("Qual é a maneira mais rápida de resolver este problema para que eu possa avançar?").
Maria Tereza Gomes Basile – Psicopedagoga
 1/04/2017

Como saber se é: Desatenção, TDA, TDAH, preguiça ou falta de motivação?

14 Jun 2017 23:18


Como saber se é: Desatenção, TDA, TDAH, preguiça ou falta de motivação?
Essas dúvidas devem ser analisadas com muita atenção e exigem uma observação atenta, profunda e, muitas vezes, requerem uma abordagem multidisciplinar.
Vamos por etapas. Primeiro vamos entender a diferença entre TDA e TDAH, também chamados de DDA e DDAH, respectivamente.
TDA= Transtorno do déficit de atenção.
TDAH= Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade.
O TDAH, na verdade, é um transtorno neurológico de causas genéticas e reconhecido pela Organização Mundial da Saúde. Desde a infância o portador de TDAH apresenta desatenção, inquietude e impulsividade, sendo que esses sintomas permanecerão durante toda a vida. A hiperatividade tende a melhorar com a idade.
Já no TDA, o indivíduo apresenta somente o déficit de atenção não associado à hiperatividade, como no TDAH.
Nas crianças, o TDAH vem associado à dificuldade escolar, tanto no conteúdo como no relacionamento com as outras crianças, professores e com os próprios pais. É muito comum serem chamadas de “avoadas”, “vivem no mundo da lua”.
A hiperatividade se caracteriza, como o próprio nome diz, por um excesso de atividade, a criança não para quieta, diz-se que “tem bicho-carpinteiro”, “é elétricas”, “ligada no 220”.
Logo, o TDAH tem associadas a falta de atenção e a hiperatividade (o que é muito comum).
O TDA é basicamente uma disfunção geneticamente herdada do córtex pré-frontal devido, em parte, à deficiência de um neurotransmissor: a DOPAMINA. O diagnóstico final deve, necessariamente, ser feito por um profissional da área médica, em geral, um neurologista ou um psiquiatra, que receitará uma medicação para suprir a falta desse neurotransmissor. Em geral, o uso da Ritalina, Conserta ou algum outro medicamento de última geração atua no cérebro do portador, fazendo às vezes da dopamina, compensando essa deficiência. Assim, o sintoma é tratado, normalmente a concentração e o foco são restabelecidos durante a atuação do medicamento.
As dosagens dão um pouco de trabalho para serem acertadas, mas os resultados valem a pena. Ressalto, novamente, que esse diagnóstico final e medicamentoso só pode ser feito por um médico. Essa é uma diferença significativa entre uma simples desatenção e um quadro de TDAH ou TDA. A desatenção simples não deve ser tratada com medicamentos, somente desenvolvida e treinada com exercícios de foco e concentração. A ajuda de um profissional, como um professor ou um psicopedagogo(a), além da colaboração do “desatento”, é suficiente. Esse é um quadro de caráter mais transitório.
O mesmo vale para a preguiça e a desmotivação. Se muito acentuadas, é bem-vinda a ajuda e intervenção de um psicopedagogo ou psicólogo, que podem auxiliar a detectar e superar eventuais causas emocionais que desencadeiem esses processos.
Pais, professores, psicopedagogos e psicólogos podem e devem observar atentamente as crianças. Havendo suspeitas de que o grau de desatenção e/ou agitação atingem patamares altos e, principalmente, constantes, devem encaminhar essas crianças ou jovens a um médico especialista, para que esse profissional confirme ou não o diagnóstico e, eventualmente, entre com medicação adequada, se for o caso.
É um processo trabalhoso e delicado, que deve receber a devida atenção. De qualquer forma, há soluções! A preguiça, a desatenção e a falta de concentração podem ser treinadas, melhoradas e vencidas, assim como o TDA e o TDAH, se diagnosticados corretamente, poderão ser tratados com medicamentos. O neuroestimulante que age como um “substituto” para a dopamina no cérebro, leva o indivíduo a restabelecer sua atenção e a poder ter o seu processo de aprendizagem restabelecido em patamares mais confortáveis, assim como o hiperativo consegue ficar um pouco mais tranquilo e exercer melhor seu papel de estudante e suas outras atividades.
Ficar atento, observar e agir são essenciais em todos os casos.
Falaremos mais sobre esses e outros assuntos ligados à educação e aprendizagem nas próximas matérias. Esperamos ter podido colaborar um pouco e elucidado algumas dúvidas.
Até breve,
Maria Tereza Gomes Basile
Psicopedagoga
Basile Estudo orientado – Aulas Particulares
m.basileestudoorientado.com.br
www.basileestudoorientado.com .
3022 2263 e 3022 2264

Maria Tereza Gomes Basile: Psicopedagoga e diretora da Basile Estudo Orientado - Aulas Particulares

14 Jun 2017 23:12






  •                       Maria Tereza Gomes Basile - Tetê  


  • Psicopedagoga e diretora

    Nome da empresaBasile Estudo Orientado - Aulas Particulares

    LocalidadeR. Cerro Corá 613 São Paulo SP fones: 3022-2263 e 3022-2264

    Estudo Orientado - além de trabalharmos com todo o conteúdo pedagógico, ensinamos o aluno a estudar, se organizar , administrar melhor seu tempo e seu material. Com o decorrer do processo, o aluno fica mais motivado e apto a administrar sua vida escolar de forma eficaz e autônoma!
    Aulas particulares de todas as matérias desde o ensino fundamental até aulas para cursos superiores.
    Preparamos para o vestibular, vestibulinho e testes de seleção em geral.
    Temos aulas de redação para o colégio, para o vestibular e para aprimoramento profissional. 
    Aulas particulares de idiomas ( inglês e espanhol ) para todas as finalidades: reforço escolar, ascensão profissional e viagens.
    Trabalhamos com o aprimoramento, com o desenvolvimento de potenciais e superação de dificuldades na aprendizagem.
    Equipe de professores do mais alto gabarito, comprometidos, engajados e com excelência no domínio dos conteúdos.
    Todos os nossos professores possuem excelente formação, olhar humano e atento, são receptivos, acolhedores e super didáticos.
    Paixão e muita experiência na arte de ensinar, coordenar, orientar pais e alunos, ajudar os alunos e suas famílias nas questões que envolvem os processos de aprendizagem, mudança de escola, preparação a testes e reforço escolar.
    Nossa equipe é selecionada e treinada pela psicopedagoga e coaching da Basile Estudo Orientado: Maria Tereza Gomes Basile - Tetê, imprimindo ao trabalho uma marca de incentivo, apoio e respeito aos nossos alunos e suas famílias.
    Maria Tereza Gomes Basile - Tetê
  • Coordenadora pedagógica e psicopedagoga

    Nome da empresaVésper Estudo Orientado

    Período1997 – jul de 2014

    Este cargo tem 1 peças de mída





    • Basile estudo Orientado - Aulas Particulares - Site Maria Tereza Gomes Basile - Basile Estudo Orientado - Aulas Particulares Esta mídia é um link

FAZER UMA BOA REDAÇÃO ENVOLVE MÚLTIPLOS ASPECTOS

14 Jun 2017 22:54


Para uma boa elaboração textual, preste atenção em todos esses elementos:
- Fique atento ao tema e ao estilo de redação proposto, que pode ser:
Não fuja do tema e procure tratá-lo de forma abrangente e impessoal.
- Usar a norma culta.
Não usar gírias e abreviações.
- Exponha suas ideias de forma organizada e bem estruturada! Se tiver dificuldade, peça ajuda até incorporar o processo e ficar apto a fazer isso sozinho!
- Para escrever bem é necessário ler, estar por dentro dos assuntos da atualidade, ter informações sobre o mundo, conhecer um pouco de arte, ir ao cinema, visitar exposições, a fim de possuir conteúdo e argumentos para colocar e debater.
- Também é necessário praticar muito!
Escrever à mão e ter alguém para analisar a estrutura linguística e corrigir seus erros gramaticais, ortográficos e de concordância é muito útil e eficaz para que você progrida e escreva cada vez melhor!
Maria Tereza Gomes Basile psicopedagoga
Estilos de redação 
Dissertação
Na dissertação, o assunto deve ser debatido e discutido criticamente tendo como base opiniões fundamentadas. Pela regra, o texto dissertativo é estruturado em introdução, desenvolvimento e conclusão, formato que permite ao estudante expor o tema, defender seu ponto de vista através de argumentos e elaborar um desfecho persuasivo do assunto. Nessa modalidade, verbos e pronomes em primeira pessoa, bem como períodos longos, são substituídos por termos impessoais e objetivos, mais comuns na terceira pessoa do singular, e frases curtas. Gírias, termos coloquiais e gerúndio também devem ser evitados.  
Narração
No texto narrativo, a problemática deve ser apresentada em formato de história, com detalhamento dos personagens envolvidos e do tempo e espaço onde é deflagrado o episódio. Basicamente estruturado por verbos de ação e advérbios de tempo e lugar, esse estilo também conta com introdução, desenvolvimento e conclusão, acrescido de conflito e clímax. Geralmente, são utilizados verbos e pronomes em primeira e terceira pessoa. Além disso, nesse gênero, o estudante tem mais liberdade para usar a imaginação e abusar da função emotiva e poética.  
Descrição
De forma geral, descrição consiste na ação ou efeito de enumerar as partes essenciais de um ser. Isso significa que o texto descritivo deve ser constituído por um relato minucioso, representado pelos cinco sentidos (visão, tato, paladar, olfato e audição) e fidedigno à imagem real do animal, pessoa, ideia ou objeto tratado. Normalmente, ele é dividido em objetivo, quando a descrição é precisa, e subjetivo, quando permite mais de uma interpretação do leitor. Verbos de ligação, como ser e estar, são muito utilizados nesta modalidade, assim como adjetivos. 
Carta 
Normalmente apresentada de forma descontraída, no caso de contatos pessoais, ou com formalidade, em circunstâncias de reivindicações, por exemplo, a carta argumentativa é a modalidade mais cobrada nos vestibulares. Estruturada em cabeçalho (local e data), saudação (vocativo inicial), corpo do texto e assinatura, a redação em carta deve apresentar o ponto de vista do autor em seu início, meio e fim. Como é endereçada a alguém, a carta também conta com uma linguagem específica. Palavras em primeira pessoa, vocativos e verbos no imperativo são utilizados com frequência nesta modalidade. 
Estilo Jornalístico
Nos casos de textos escritos em linguagem jornalística, a objetividade, clareza e impessoalidade predominam. Os principais dados, como o que, quem, quando, onde, como e por que, devem ser informados já no primeiro parágrafo, mais conhecido como lead. Em notícias e reportagens, prevalece o caráter informativo do texto, enquanto em editoriais e artigos, a opinião do autor é sustentada por argumentos. Voz ativa, frases curtas e palavras simples são usadas com frequência nesta modalidade. Por outro lado, artigos indefinidos e pronomes possessivos e demonstrativos devem ser evitados. 
Resenha
Uma resenha é um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural, que pode ser um livro, um filme, peças teatrais, exposições, shows etc. 
Comentário
Geralmente, as universidades cobram a produção de comentários em situações que envolvem ambientes virtuais, como um fórum de discussão, por exemplo. Nesse gênero textual, os estudantes possuem mais autonomia na escrita, contudo, o texto deve ter um propósito, fundamentado nos elementos fornecidos pelo material de apoio e em argumentos. A linguagem deve ser clara, sintética, coloquial e principalmente adaptada ao meio eletrônico, se este for o ambiente apresentado. Neste caso, o caráter dissertativo é substituído pela função opinativa. 
Maria Tereza Gomes Basile - Tetê
          
1130222263
R. Cerro Corá 613, São Paulo, SP, 05061-150, Brazil
Switch to desktop site
sc